Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 26 de novembro de 2011

Congresso sobre o Homeschooling na Espanha


Vários especialistas vão debater o tema da "educação em família", inovação educacional, TIC, e escola flexível num Congresso que terá lugar nos dias 25 e 26 de Novembro na Universidade de Navarra. Nele vão debater a opção de ensino escolhida pelo menos por 2.000 famílias na Espanha: o ensino domiciliar.

De acordo com Carmen Urpí, organizadora do evento, "embora exista na Espanha uma lacuna a este respeito, vários países europeus reconhecem o direito à escola em casa." Entre estes estão a Noruega, Finlândia, França, Itália, Portugal e Grã-Bretanha, segundo nos informou a Universidade de Navarra.

Na Espanha, a Catalunha é a região autónoma com o maior número de famílias praticando o homeschooling. Na verdade, a nova lei catalã da educação não exclui a educação não-presencial do ensino obrigatório.

O Congresso vai analizar a questão do uso das tecnologias da informação e comunicação nesta modalidade de ensino que representa inovadoras contribuições pedagógicas para o atual sistema de ensino.

Também vai abordar o surgimento de um novo fenômeno educacional: o flexischooling. De acordo com Maria Angeles Sotés, coordenadora da conferência, é "um modelo misto que não corresponde em alguns aspectos à escola mas que também não se fecha ao sistema escolar."

Especificamente, o encontro vai apresentar os três principais desafios que o 'homeschooling' levanta ao sistema educativo em geral: a atenção à diversidade, a participação dos pais na educação dos filhos, e o direito a uma educação de qualidade.

Programa internacional

Entre os palestrantes internacionais estarão Thomas Splieger, da Universidade de Friedensau (Alemanha), Johanna Rafllan, fundadora da Associação Nacional de Crianças Sobredotadas, Paula Rothermel, da Open University (Reino Unido), e Christine Brabant, da Universidade Católica de Louvain, entre outros.

Também participarão diversos professores de várias universidades espanholas, como Vicente Llorente, da Universidade de Sevilla, Raul Santiago, da Universidade de La Rioja, Irene Briones e Gonzalo Jover, ambos da Universidade Complutense, Madalen Goiria, da Universidade do País Basco, e Javier Tourón, Charo Repáraz y María del Coro Molinos, professores da Universidade de Navarra.

Fonte
Comienza el Congreso Internacional sobre Educación en Familia

Update
Congreso sobre Homeschooling en España: El homeschooling mejora los resultados académicos
Galería de imágenes del Congreso de Navarra

Sem comentários: