Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Missão cumprida!

Este blog nasceu há 3 anos, em Outubro de 2008, quando resolvi pesquisar "ensino doméstico" na internet. Em vez colocar "home education" ou "homeschooling" no motor de busca da Google UK, resolvi pesquisar em português usando a Google PT. Fiquei chocada ao ver os resultados: apenas 4 entradas. Foi então que decidi disseminar informação em português sobre esta matéria, para que as pessoas dos países lusófonos ficassem pelo menos a par desta abordagem ao aprendizado.

Para mostrar o mundo do homeschooling, resolvi traduzir notícias de todo o mundo, para que as pessoas tomassem consciência de que este é um movimento global praticado por pais dos mais variados backgrounds, de todo o tipo de profissões, níveis de rendimento, educação, e assim por diante.

Hoje, pesquisando na net, já não encontramos apenas 4 resultados. Se buscarem ensino doméstico (sem colocarem a expressão entre aspas), aparecem 2.640.000 resultados! O número de visitantes deste blog ultrapassou os 122.000, o número de seguidores atingiu os 323 e temos 547 membros na rede do ensino doméstico! Considero, face a estes números, que o objectivo a que me propus foi totalmente alcançado, pelo menos assim o sinto.

No Brasil, agora existe a Associação Nacional de Ensino Domiciliar. Em Portugal o Movimento Educação Livre está a dar os seus primeiros passos. Vimos em 2011, pela primeira vez, a participação de Portugal na Conferência Europeia do Ensino Doméstico.

O blog não vai ser fechado, pois contém muita informação. Para navegarem o blog, usem os links acima e, para os posts de 2011, as etiquetas ou o botão da pesquisa na barra direita. Os eventuais interessados sobre o ensino doméstico podem seguir os outros links que constam na coluna aqui do lado direito deste blog.

Agradeço todo o vosso apoio durante estes 3 anos e espero que a informação contida nos 1,190 posts deste blog continue a ser útil. Entretanto, continuamos no facebook!

7 comentários:

Anónimo disse...

Só tenho uma palavra: OBRIGADA!
no Brasil a Educação Domiciliar já constava na Carta Magna, mas aos poucos e na surdina nos tiraram esse direito. Estamos batalhando para reavê-lo e sinto que precisamos de união para obter êxito. Este blog está na minha barra de favoritos! Desejo que mais e mais pessoas conheçam e adiram à modalidade, toda divulgação e auxílio é preciosa, agradeço novamente!

cassia

Isabel de Matos disse...

Paula!
Um feliz 2012 para vós!
Muito obrigada, sim, por tudo o que partilhaste por aqui, este blog é muito precioso, ainda bem que não o fechas, pois venho aqui muitas vezes procurar artigos que me lembro de ter lido e quero consultar de novo.
Compreendo claro que temos que continuar e ir fluindo com a energia e que o grupo do facebook é o que de momento dá uma nova expressão à continuação da divulgação do ensino doméstico. Já aderi ao teu (nosso) grupo, vemo-nos por lá!
Muitos beijinhos e mais uma vez, muito, muito obrigada!
Isabel

Luciana Onofre disse...

sentirei falta...

er_duende disse...

Muito obrigada Paula!
A tua contribuição tem sido essencial, para o meu entendimento e opção sobre o ED.
Obrigada pelo teu trabalho e por nos ajudar a todos os que pensam duma forma especial na educação dos seus filhos, futuros adultos.

Amparo Losana

Anónimo disse...

Muito obrigada, por tudo. Parabéns

Augusto disse...

Olá Paula - compartilho da palavra dos demais - parabéns pelo trabalho.

Dalaiama disse...

Muitos parabéns Paula!
Tu realmente nota-se que tens sido incansável!
Estou-me sempre a perguntar sobre o trabalhão que isto te dá!...
Muito obrigado pelo teu esforço e dedicação, tenho aprendido imenso contigo, mesmo imenso, nas conversas do dia-a-dia constantemente falo no teu blog e nas informações que vais divulgando, aprende-se muito aqui, é um espaço de esperança e liberdade!
Mais uma vez obrigado, bem hajas e muitas Felicidades para ti e os teus! abraços